A palavra terapia vem do grego e significa “servir a Deus”. Na terapia ortomolecular, assim como em todas as terapias naturais, o indivíduo é tratado como um todo, em todos os seus aspectos físicos, emocionais e energéticos.
É fundamental tratar a pessoa e não a doença. Porque toda doença tem uma causa primária e é preciso encontrar essa raíz para resolver definitivamente qualquer desequilíbrio.
Na terapia ortomolecular a primeira coisa a ser observada é a tendência para determinadas morfologias, que já apontam para possíveis desequilíbrios.⠀
⠀
Na visão Ortomolecular, a doença resulta de duas causas:⠀
– Quando ocorre a diminuição da autodefesa (o sistema imunológico, em geral).⠀
– Quando há um ataque ou uma agressão contra certos órgãos (específica).⠀
O melhor caminho para a saúde, equilíbrio e bem estar é a prevenção. Portanto através da terapia ortomolecular, o foco é deixar o “terreno”, ou seja, seu organismo, tão saudável que ele fca impróprio para a instauração de qualquer doença.
Isso acontece porque se cria condições para que o corpo trabalhe a sua própria defesa.
O princípio da Ortomolecular é: se o organismo contrai determinada doença é porque já não estava bem, senão a doença não teria se instalado.⠀
Você tem um metabolismo único, só seu e não existe outro igual. O conhecimento desse metabolismo, através de pesquisa, observação e preservação desse equilíbrio são as bases da Terapia Ortomolecular.
Por meio de uma alimentação específica, com suplementos nutricionais e micro-nutricionais apropriados, a ortomolecular faz com que cada um atinja e permaneça no melhor de sua forma e saúde. ⠀
Como é a Terapia Ortomolecular
O terapeuta ortomolecular, através de uma pesquisa minuciosa com o cliente, chamada anamnese, consegue identificar quais são as carências nutricionais.
Dessa forma, ele detecta quais são as carências de minerais essenciais para a manutenção do organismo. E então, por meio de técnicas de ionização e alguns procedimentos específicos, repõe os mesmos minerais, nutrindo essa deficiência.
Os oligoelementos são elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, porque agem como biocatalisadores naturais, ou seja, aceleram as reações enzimáticas necessárias para todo o processo metabólico.
Como são minerais que naturalmente fazem parte de nossas moléculas, eles agem no corpo sem interferir ou causar qualquer alteração. Eles apenas trazem de volta o equilíbrio natural do corpo.
A nutrição é um dos maiores pilares para a saúde. Sem esses oligoelementes e outros suplementos ortomoleculares, o corpo se encontra em deficiência nutricional, causando, assim, desequilíbrios físicos e emocionais.
A carência de certos minerais pode causar ansiedade, nervosismo, estresse, depressão, entre outras disfunções que podem evoluir para sérios estados patológicos. Essa carência também afeta o corpo, que entra em desarmonia, mas muitas vezes ainda não é algo detectado em exames convencionais.⠀
A saúde através da Terapia Ortomolecular
As células do corpo precisam de todos os elementos necessários para seu funcionamento, elementos que fazem parte naturalmente da sua composição e que se estiver em falta ou excesso causa um desequilíbrio que pode afetar o organismo inteiro.
Além disso, vivemos em uma época em que as toxinas estão presentes ao nosso redor, praticamente o tempo todo, como a poluição, tabagismo, bebidas alcoólicas, má alimentação, excesso de estresse…
Através da ortomolecular, o balanço é feito em suplementar o que está carente, além de retirar do organismo o excesso de toxinas e radicais livres que oxidam o corpo e causam diversos distúrbios.