alimentação saudavel

Como melhorar sintomas da endometriose através da alimentação

Você sofre com os sintomas da endometriose, já buscou diversos tratamentos, mas não encontrou melhora? Saiba como melhorar os sintomas da endometriose através da alimentação funcional.

Essa doença se desenvolve quando o endométrio  aparece em outros lugares do corpo, como nos ovários, trompas e até mesmo em órgãos, como o intestino.

O que é Endométrio?

O endométrio é um tecido que reveste o útero.

Mas em algumas situações ele pode se desenvolver indevidamente em outros locais do corpo dando origem a endometriose.

Com isso, a endometriose é uma doença que tem como principal característica a presença de tecido parecido com o tecido endometrial uterino, localizado nos ovários, septo vaginal, reto, trompas, bexiga ou peritônio pélvico.

Ela acomete cerca de 20% das mulheres que estão em idade de reprodução e pode desencadear a infertilidade.

Ainda não se sabe a causa específica para o surgimento da endometriose, porém a associação entre fatores hormonais, imunológicos, ambientais e genéticos têm grande influência para o desenvolvimento desta doença.

No entanto, a boa notícia é que podemos usar estratégias nutricionais podem promover benefícios para o tratamento da endometriose.

Dentre elas estão a allimentação funcional e  a suplementação dos nutrientes.

Como melhorar sintomas da endometriose através da alimentação

alimentacao saudavel 2 - Como melhorar sintomas da endometriose através da alimentação

A alimentação funcional é uma forma de se alimentar todos os dias pensando com clareza sobre cada alimento e seus nutrientes e como eles podem efetivamente fazer efeitos positivos para o organismo.

No caso da endometriose, alguns nutrientes são de extrema importância para o controle do crescimento do endométrio, assim como modular a produção de hormônios – como o estrogênio.

Portanto, alguns nutrientes são fundamentais dentro da alimentação.

Quer prevenir, melhorar sintomas e até mesmo tratar a endometriose?

Então preste atenção ao que você come!

Alguns alimentos são muito importantes principalmente quando se fala em controlar os sintomas da endometriose (que vão desde cólicas muito fortes até infertilidade).

Conheça 5 alimentos importantes para tratar Endometriose

1- Salmão (rico em ômega 3)

2- Suco de limão (rico em vitamina C)

3- Folhas verdes escuras (ricas em folato, cálcio e magnésio)

4 – Grãos integrais (ricos em flavonoides)

5 – Ovo ( rico em vitaminas do complexo B e colina)

Ômega 3

ômega 3 pode reduzir os níveis do mediador inflamatório, que é chamado de prostaglandina. Portanto, o ômega 3 pode controlar positivamente os agentes pró-infamatórios e anti-inflamatórios, por isso, vêm sendo empregado em uma dieta para a endometriose.

Uma pesquisa publicada em 2015 na revista científica Reproductive Sciences concluiu que mulheres com maiores níveis circulantes no plasma de ácido graxo ômega-3 da classe EPA tem 82% menos chance de ter endometriose, se comparadas com mulheres com baixo nível de EPA.

Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C oferecem proteção contra a descontrolada oxidação que ocorre no interior da célula, pois atua diretamente na eliminação destes compostos, promovendo alívio no processo inflamatório.

Seu principal precursor é o ácido ascórbico, que pode ser encontrado em frutas cítricas como abacaxi, laranja, limão, caju e carambola.⠀

Magnésio⠀

O magnésio, principalmente o bisglicinato, é altamente indicado para ansiedade e os problemas hormonais que a endometriose pode causar, como cólicas muito fortes.

Flavonoides

O consumo de grãos integrais  auxiliam na diminuição do estrogênio e possuem flavonóides que podem reduzir a intensidade do sangramento.

Vitaminas do complexo B e Colina

As  do complexo B são muito importantes para os sintomas da doença.

B1: Auxilia no controle das dores causadas pela endometriose.

B6: Atua no organismo fortalecendo o sistema imune e prevenindo a depressão, doença que é comumente relacionada a quadros de endometriose.

B12: Possui ação analgésica e anti-inflamatória no organismo.

Por que cuidar da sua alimentação

Adotar uma dieta anti-inflamatória ajuda a controlar os sintomas da endometriose, bem como a alcançar os objetivos do tratamento. Uma vez que a doença não evolui, as chances de provocar infertilidade também diminuem consideravelmente.

Além disso, praticar exercícios físicos é outra medida benéfica para o combate à doença. Portanto, inclua atividades físicas na sua rotina, pois a liberação de endorfina (entre outros neurotransmissores) ajuda a aliviar seus sintomas.

A endometriose é uma doença difícil de diagnosticar e que traz impactos gigantes sobre a saúde e a qualidade de vida das mulheres. Por isso, vá às consultas ginecológicas de rotina e, em caso de suspeita, converse com seu ginecologista para que ele realize uma investigação aprofundada.

Se a endometriose for confirmada, procure um profissional e solicite um plano alimentar balanceado, levando em consideração seu quadro clínico. Afinal, a reeducação alimentar pode ser uma importante aliada no tratamento da doença, da mesma forma que adotar um estilo de vida mais saudável ajuda a melhorar a fertilidade.

Para concluir, quanto antes a doença for diagnosticada e tratada, melhor. Dessa maneira, há o alívio dos sintomas, assim como a melhora da capacidade reprodutiva. Portanto, agora que você conhece a relação entre alimentação e endometriose, faça escolhas conscientes!

pinit fg en rect red 28 - Como melhorar sintomas da endometriose através da alimentação

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *