leo essencial para tdha 730x410 - Como tratar TDAH de forma natural

Como tratar TDAH de forma natural

Hoje em dia muito se fala sobre o TDAH. Mas é importante saber que tem como tratar o TDAH de forma natural, principalmente com a aromaterapia – e ter excelentes resultados.

O TDAH é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, muito diagnosticado atualmente principalmente nas crianças.

Mas eu quero tocar em dois pontos importantes: nem sempre esse é o verdadeiro diagnóstico , porque muitas vezes as crianças estão apenas sendo crianças, e de acordo com sua personalidade, algumas são naturalmente mais agitadas e menos atentas.

Segundo lugar, principalmente na infância, a melhor forma de cuidar desse transtorno é a menos invasiva possível, ou seja, com terapias que dão suporte físico e emocional que a criança precisa.

Basicamente, o TDAH é um transtorno neurobiológico que tem como principais características falta de atenção, agitação e impulsividade. Surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta.

Esse é o transtorno mais comum em crianças, ocorrendo de 3 a 5% da população infantil por todo o mundo.

Os portadores de TDAH têm alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro. Essa parte do cérebro é responsável por inibir comportamentos inadequados, como também pela memória, atenção, autocontrole, organização e planejamento. O transtorno é reconhecido pela OMS e sim, existem muitas crianças e adultos que sofrem com o problema.

Como tratar o TDAH de forma natural:

aromaterapiatdah - Como tratar TDAH de forma natural

O TDAH possui 18 sintomas divididos em 3 grupos

  • 9 relacionados à desatenção
  • 6 à hiperatividade
  • 3 à impulsividade.

Durante a infância, o TDAH se manifesta através de dificuldades na escola e no relacionamento com os colegas, pais e professores.

Já na adolescência, o transtorno pode ser caracterizado por dificuldades em lidar com regras e limites. E na vida adulta, surgem problemas com desatenção, falta de memória e impulsividade. Muitos adultos com TDAH têm outros problemas associados, como abuso de drogas, álcool, ansiedade e depressão.

Esse transtorno, então, possui tratamento e ele é feito através de uma equipe multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo, pedagogo e os responsáveis pela criança.

Como tratar TDAH com Aromaterapia:

A aromaterapia é uma terapia natural onde se usa os óleos essenciais das plantas, frutos e flores que tratar diversos desequilíbrios – físicos, mentais e emociais.

Existem óleos essenciais incríveis para esse transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

O Que é um Óleo Essencial?

Um óleo essencial é basicamente um líquido destilado das folhas, caules, flores, cascas, raízes e outras partes de uma planta. O próprio termo “óleo essencial” é uma contração do “óleo quintessencial” original que se originou da ideia aristotélica de que a matéria é composta de quatro elementos: fogo, ar, terra e água. O quinto elemento, quintessência, é considerado o espírito ou força vital da matéria.

A composição química e o aroma dos óleos essenciais são conhecidos por fornecer muitos benefícios terapêuticos psicológicos e físicos. Esses benefícios podem ser obtidos pela inalação de seu perfume ou pela aplicação de suas versões diluídas diretamente na pele.

Os óleos essenciais são obtidos das plantas por destilação, geralmente por meio de vapor. Os fabricantes também utilizam outros processos, como destilação, extração por solvente, extração absoluta de óleo, extração de resina e prensagem a frio.

Quais são os melhores óleos essenciais para TDAH:

Olíbano

Ajuda crianças com autismo ou TDAH a permanecerem focadas. É também conhecido por ajudar a reduzir reações de estresse e emoções negativas.

Vetiver

As propriedades relaxantes e calmantes do óleo são conhecidas por ajudar crianças a combater os sintomas do TDAH e DDA, tais como dificuldade de concentração, ser facilmente distraído(a) e impaciência.

Sândalo

Promove clareza mental, possui um efeito relaxante e calmante que pode ser proveitoso para crianças com o espectro autista. É também conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias, antienvelhecimento e antivirais.

Cedro

Possui propriedades calmantes e relaxantes. Promove a liberação de serotonina, que é convertida em melatonina no cérebro. Isso ajuda a criança a desfrutar de um sono pacífico e restaurador.

Lavanda

Ajuda a curar queimaduras e feridas, alivia dores de cabeça e é útil no tratamento da diabetes. Possui um efeito calmante em crianças com o espectro autista e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade e o estresse emocional.

Mandarim

Particularmente útil para crianças pois muitas são fãs do aroma cítrico e doce. Pode ajudar a reduzir seus níveis de ansiedade.

Hortelã-pimenta

Refresca o mau hálito e cura problemas digestivos. Ajuda a aliviar dores de cabeça, limpa o trato respiratório e alivia músculos tensos e doloridos.

Ylang Ylang

Possui efeito positivo nas emoções humanas e melhora a circulação sanguínea em certas partes do corpo. Alivia a inflamação e melhora a função dos sistemas cardiovascular e digestivo.

Bergamota

Ajuda a criar um sentimento de alegria, frescor e energia ao melhorar a circulação sanguínea.

Camomila

Relaxante e possui um efeito calmante nas pessoas. Possui habilidades fortes anti-inflamatórias e redutoras de dor. Ajuda a aliviar a congestão, fortalecer o coração, melhorar a digestão e combater o câncer.

 

Benefícios dos óleos essenciais para o TDAH

aroma 300x172 - Como tratar TDAH de forma natural

  • Apoia as funções saudáveis ​​do corpo e ajudar a impulsionar o sistema imunológico.
  • Alivia o desconforto e os músculos doloridos depois de fazer exercícios ou ir à academia.
  • Acalma o sistema digestivo. A hortelã-pimenta, por exemplo, é conhecida por apoiar o funcionamento saudável do estômago e dos órgãos digestivos.
  • Aumenta sua capacidade de foco e concentração.

Ajudar você a relaxar e reduzir seus níveis de estresse, porque os óleos essenciais podem penetrar na pele e cruzar a barreira sangue-cérebro para chegar à amígdala e outras partes límbicas do cérebro que controlam nosso humor e emoções.

Como usar os óleos essenciais para ter mais atenção, foco, concentração e calma?

Pois é, você entendeu como os óleos são importantes no casos desses desequilíbrios, mas não tem nem ideia de como usá-los?

Calma que é muito tranquilo!

Porque é um tratamento muito leve e delicioso.

Os óleos essenciais podem ser usados na pele ou através da inalação.

Se você quiser usar direto na pele, lembre-se que sempre precisa diluir o óleo essencial em um óleo vegetal, porque eles são muito concentrados. Use o óleo de coco, amêndoas, semente de uva…

Para uma colher de sopa você pode usar até 6 gotas de OE em adultos, 4 gotas em crianças maiores de 5 anos e 2 gotas em crianças menores de 2 a 5 anos.

Use sua imaginação e misture as essências, também fica incrível! Por exemplo – cedro com lavanda, olíbano com bergamota…

Então, passe nas solas dos pés, no abdomen, pulsos, tórax e atrás das orelhas pelo menos 3 vezes ao dia.

A outra forma de usar é através do difusor (pode ser pessoal ou de ambiente). Pingue algumas gotinhas e deixe no ambiente onde estiver, principalmente se precisar de foco e concentração.

Uma ótima misturinha para dormir bem (e vale também para as crianças) é o de Cedro+Lavanda+Bergamotas ou laranja doce.

Porque com uma boa noite de sono, fica muito mais fácil também ter mais calma e concentração durante o dia.

O Que Considerar ao Comprar Óleos Essenciais

A qualidade é um fator importante  ao comprar e determinar quais óleos essenciais são os melhores para o TDAH. Se os óleos forem de baixa qualidade, talvez você não consiga obter os melhores resultados. Fique esperta a marca que você compra, porque alguns fabricantes dizem que os óleos são “puros”.

No entanto, isso não significa necessariamente que os óleos em si sejam de boa qualidade. Além disso, como os óleos essenciais geralmente não são regulamentados, alguns fabricantes chegam a alegar que seus produtos são “orgânicos”, mesmo quando não são.

Os óleos essenciais considerados 100% puros e de grau terapêutico são aqueles extraídos de plantas, flores, árvores, raízes e sementes, entre outros, por destilação a vapor lenta (para óleos essenciais não cítricos) ou prensados ​​a frio (para óleos cítricos manterem sua qualidade). Portanto, dependendo do produto e da empresa, os extratos de óleo essencial puro podem ser 50 a 200 vezes mais concentrados do que sua fonte original.

Quer saber mais sobre Aromaterapia? Clique aqui!

pinit fg en rect red 28 - Como tratar TDAH de forma natural

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *