imunidade e tpm 620x410 - A imunidade cai no período menstrual?

A imunidade cai no período menstrual?

Será que a imunidade cai no período menstrual? Você já reparou se antes ou durante sua menstruação, ficou mais gripada e inflamada?

Se isso acontece contigo, saiba que é mais comum do que você pensa!

Mas não é normal… então vamos esclarecer a relação entre o sistema imune e seus hormônios?

A imunidade cai no período menstrual?

O período menstrual pode trazer alguns desconfortos, incluindo a baixa de imunidade porque existe uma queda natural nos hormônios femininos antes da menstruação.

Isso tem relação com a idade também, pois com o passar dos anos os hormônios ficam mais irregulares.

Levando em consideração que a imunidade é o principal mecanismo de defesa do nosso corpo, quando ela não está em equilíbrio, ficamos ainda mais vulneráveis a adoecer.

Vamos ver alguns fatores que podem alterar nossa imunidade no período menstrual?

tpm 2 1024x585 - A imunidade cai no período menstrual?

Oscilações hormonais podem desencadear queda da imunidade durante a TPM

As oscilações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual influenciam a imunidade da mulher.

Porque o período menstrual possui 2 fases significativas nessa questão imunitária:

A fase folicular

É comandada pelo aumento do estrogênio

A fase lútea

Que tem como principal hormônio a progesterona.

A fase lútea  é quando ocorre a TPM, momento que há uma queda da imunidade devido ao aumento da progesterona e queda do estrogênio. Essa é uma das razões pelas quais as mulheres se sentem mais cansadas durante a TPM e nos primeiros dias da menstruação.

Cansaço excessivo durante a menstruação pode ter relação com sistema imunológico enfraquecido

A baixa de imunidade durante a TPM e menstruação não chega a ser perigosa.

Com o fim do período menstrual e aumento da produção de estrogênio, o sistema imunológico volta ao seu estado natural e, consequentemente, os sintomas também desaparecem.

Contudo, se o cansaço excessivo persistir ao longo de todo o ciclo ou se tornar incapacitante, a recomendação é procurar uma médico para fazer uma avaliação.

Em algumas situações, a queda imunológica não está relacionada com a menstruação em si, mas pode ter a ver com outra desregulação no organismo, como problemas na tireóide, deficiências nutricionais, desidratação ou doenças emocionais. 

Menstruação irregular pode ter relação com a baixa imunidade

irregularidade menstrual é uma condição em que o ciclo da mulher não segue um padrão, desencadeando atrasos ou até mesmo antecipação na chegada do fluxo.

A principal causa de menstruação irregular são desregulações hormonais que podem estar relacionadas com a baixa imunidade.

A irregularidade do ciclo menstrual possui diversas causas: mudanças hormonais, dieta desbalanceada, obesidade, estresse, atividade física de grande intensidade. Todas essas causas podem gerar uma diminuição do sistema imunológico.

Relação Hormônios x Imunidade

tpm 1 300x157 - A imunidade cai no período menstrual?Estrogênio

Sabe-se que o estrogênio é um dos hormônios mais importantes no organismo feminino.
Durante um período de baixa, muitos sintomas indesejáveis podem aparecer.
A baixa desse hormônio interage com substâncias químicas em receptores cerebrais que controlam o humor da mulher. Os níveis reduzidos podem deixar a mulher mais ansiosa e, em alguns casos, pode causar mau humor. A falta ou até mesmo a baixa desse hormônio pode afetar a pele, deixando-a mais ressecada.
Além disso, o estrogênio deprime a imunidade celular, suprime a atividade das células matadoras naturais e aumenta a produção de anticorpos, ou seja, quando o organismo não está saudável e em equilíbrio, a baixa produção de estrôgenio no período pré-menstrual afeta todo o sistema imune.

Prostaglandinas

As prostaglandinas são sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios.

Elas estão envolvidas em diferentes processos fisiológicos e patológicos, incluindo vasodilatação ou vasoconstrição (contração ou relaxamento da musculatura), além de mediar a resposta do sistema imunológico frente a um agente agressor.

Uma das principais funções das prostaglandinas é a hiperalgesia, ou seja, uma sensibilidade à dor exagerada.

Quando a sua produção é aumentada, ocorre maior sensibilidade à dor e à febre, além de incrementar a resposta inflamatória.

E no período pré-menstrual, ocorre um aumento natural da produção de prostaglandinas. Mas quanto mais inflamado o corpo estiver, maior será essa produção, podendo causar ainda mais inflamação.

Progesterona

Os níveis de progesterona aumentam na segunda fase do ciclo menstrual.

Este hormônio prepara o corpo da mulher para a gestação e possui um efeito imunossupressor, cuja função é impedir uma possível rejeição do feto no útero.

Portanto, esse aumento da progesterona irá inibir o sistema imune feminino, e algumas mulheres podem sofrer mais esses efeitos do que outras, ficando mais vulneráveis a infecções.

Segundo a terapeuta ortomolecular Débora Rodrigues,  falta de nutrientes afeta o funcionamento das células. “E como as células do sistema imunológico são ‘notadamente’ sensíveis, um comprometimento de suas funções pode resultar em aumento de infecções e baixa da imunidade”.

Como fortalecer a imunidade durante a menstruação?

Para fortalecer a imunidade durante a menstruação, a terapeuta recomenda alguns cuidados que podem fazer toda a diferença para um período menstrual mais confortável.

“Se alimentar bem, se hidratar e, se for possível, fazer atividade física”, comenta.

Além disso, alguns hábitos também podem ser bastante prejudiciais ao sistema imunológico e o melhor a se fazer é evitá-los ao máximo. Entre eles, podemos citar a privação de sono, tabagismo, uso de drogas, bebidas alcoólicas e má alimentação.

Confira abaixo algumas dicas para fortalecer a imunidade:

– Mantenha uma alimentação equilibrada: procure investir em alimentos ricos em ferro, como legumes e verduras verde escuras, como a couve, brócolis, espinafre, feijão, beterraba e grão-de-bico. O ferro fortalece a imunidade e ainda repõe a concentração do nutriente que também pode diminuir devido a perda sanguínea durante a menstruação.

Durma pelo menos oito horas por dia: o sono desregulado aumenta os níveis de cortisol no organismo excessivamente, fazendo com que o organismo relaxe suas defesas.

– Pratique exercícios físicos: a prática de atividades físicas diminui os processos inflamatórios do organismos, o que ativa a imunidade.

– Hidrate-se: o consumo de água fortalece as células do sistema imunológico melhora sua capacidade de funcionamento, o que também influencia no transporte de nutrientes para o restante do corpo.

As 4 Estações 1 - A imunidade cai no período menstrual?

Conheça o curso sobre Saúde Natural

pinit fg en rect red 28 - A imunidade cai no período menstrual?

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *