os benefícios do jejum intermitente

Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

Quer perder mas já tentou de tudo e não consegue? Nesse artigo vou te falar como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer!

O que é o Jejum Intermitente

jejum intermitente - Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

O jejum intermitente é o hábito de ficar um período entre 12 a 24 horas sem se alimentar, alguns dias da semana.

Por exemplo, se você janta às 19:00 hrs, ficaria sem comer até no mínimo as 7:00 do dia seguinte.

Os benefícios do Jejum Intermitente

Pensa comigo.

Há dez mil anos atrás, o homem tinha geladeira e fogão para comer 5, 6 ou mais refeições por dia? Ele comia de 3 em 3 horas e passava boa parte do tempo sentado?

Nãoooo!

O homem precisa caçar sua alimentação, e precisava andar muito para isso, ou seja, ele se exercitava mais, comia menos e comia alimentos de verdade.

Você acha que os homens daquela época sofriam com os males de hoje, como obesidade, hirpertensão, diabetes, entre tantos outros problemas?

Nosso organismo, nosso código genético é exatamente o mesmo daqueles homens de dez mil anos atrás.

O corpo humano não mudou, mas a maneira como lidamos com a comida sim, e infelizmente para pior.

Porque com o avanço da tecnologia, e a revolução industrial, hoje o que mais se come são produtos alimentícios industrializados, ricos em gorduras saturadas, açúcar e farinha branca – todos super inflamatórios para o corpo.

E quando você come sem parar, sem dar um tempo de descanso para o organismo se reequilibrar, ele não consegue processar e metabolizar tanta comida inflamatória.

A consequência é intoxicação e oxidação celular e processos inflamatórios que geram diversos problemas e doenças.

No jejum intermitente, não há restrição exata de alimentos, mas na minha humilde opinião, não adianta nada ficar horas sem comer, para depois se entupir de junk food.

A ideia é promover uma alimentação mais saudável e equilibrada, junto com vários outros bons hábitos de vida. Esse equilíbrio resulta em uma harmonia integrada com um corpo mais bonito, mais saudável e uma mente mais focada e ativa.

O que o Jejum Intermitente faz no seu organismo

o que é ciclo circadiano 300x150 - Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

Quando você come, a comida passa por todo o processo de digestão.

Os açúcares e carboidratos viram glicose dentro do seu corpo. Essa glicose, controlada pela insulina, entra nas células para gerar mais energia. Assim você usa esse combustível para realizar suas atividades.

O restante de glicose que não é aproveitado pelas células, fica armazenado no fígado e também nos músculos.

Com o tempo, quanto mais você come e menos queima essa glicose, ela acaba virando gordura.

Portanto, quando você come muito doce e pão por exemplo, várias vezes ao dia, todos os dias, você está fazendo mal duas vezes ao seu organismo.

A primeira é causando uma sobrecarga na produção de insulina, o que pode resultar em diabetes, por exemplo.

A segunda é que você não dá chance ao seu corpo de queimar essa gordura, aumentando as chances de sobrepeso, obesidade e problemas cardiovasculares.

No entanto, através do jejum intermitente, se você fica um período de tempo sem comer, o corpo usa a glicose para gerar a energia necessária. E sem mais comida, ele acaba finalmente usando também a gordura. Assim, você emagrece.

Nosso sistema nervoso, que também precisa de energia, quando estamos em jejum, usa corpos cetônicos para trabalhar. Isso é muito importante para ter uma mente mais ativa, focada, concentrada e com uma memória muito melhor.

Mas esses corpos cetônicos são produzidos, quando baixamos significativamente os níveis de glicose no corpo. E para isso, precisamos ficar um tempo sem comer.

Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

lactose 300x160 - Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

Sempre que se faz um jejum prolongado, a insulina, que é o hormônio que leva a glicose para dentro das células reduz seus níveis, e o glucagon, hormônio que quebra a gorduras e as transforma em glicose, começa a aumentar no sangue.

Esse é um momento hormonal e metabólico natural e benéfico para o organismo.

O jejum intermitente busca esse momento metabólico, ou seja, mantendo o perfil hormonal com níveis baixos de insulina e elevados de glucagon, há um favorecimento na queima de gordura e redução do apetite, levando ao emagrecimento.

Na janela de alimentação, nome que damos ao período em que podemos comer, o ideal é não perder completamente esse benefício metabólico.

Portanto o correto é iniciar a alimentação com alimentos de baixo índice glicêmico (como as fibras integrais) associados à uma porção pequena de proteínas de rápida absorção (carnes magras, por exemplo). Isso manterá os níveis de insulina ainda baixos e seu metabolismo favorável à perda de peso. Carboidratos simples (açúcar e farinha branca) ou mesmo grandes quantidades de alimentos ditos saudáveis devem ser evitados.

Para ter melhor resultado com o Jejum Intermitente:

A quebra do jejum de forma desordenada e sem orientação é a causa mais comum da falta de resultado na estratégia. Além disso, é importante dizer que nem todo jejum intermitente visa a perda de peso.

Entenda os motivos para que o jejum não dê os resultados esperados:

  • Pode haver dificuldade de adaptação. Algumas pessoas têm dificuldades em se adaptar aos períodos de jejum, principalmente as que têm uma dieta rica em carboidratos simples ou que sempre comem de três em três horas. Nesses casos, o profissional que está orientando pode propor abordagens mais lentas, com jejum menor e em dias alternados, por exemplo, progredindo para diário após ajuste da alimentação e melhor adaptação.
  • Pessoas que fazem os jejuns sem acompanhamento, ficam muito tempo sem comer e não se alimentam direito nas janelas podem ter desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular e dificuldade de concentração.
  • A alimentação insuficiente pode predispor a períodos de compulsão alimentar, como compensação aos períodos de jejum. O consumo de uma grande quantidade de calorias desequilibra a dieta, o organismo e atrapalha o resultado.
  • Remédios moderadores de apetite, para Diabetes ou para resistência à insulina, podem causar hipoglicemia quando ficamos muito tempo sem se alimentar, podendo levar a fraqueza, desmaios e outros problemas mais graves.
  • Comer mal nos momentos fora do jejum podem colocar todas as horas sem comer a perder. É importante focar em nutrir o corpo.

Manter exames de check-up em dia e avaliar se suas vitaminas estão no nível adequado, como a vitamina b12, são peças fundamentais para um emagrecimento saudável.

Quer saber como fazer a melhor estratégia de Jejum Intermitente que realmente dê resultados?

por Débora Rodrigues - Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

Saiba mais!

 

 

pinit fg en rect red 28 - Como o Jejum Intermitente pode te ajudar a emagrecer

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *