Glutamina

Glutamina – conheça esse aminoácido essencial para sua saúde

Você já ouviu falar em Glutamina? Esse aminoácido é essencial para sua saúde!

Quando se fala sobre suplementação de glutamina, surgem muitas dúvidas – mas o que é e quais os reais benefícios dela? Será que eu preciso mesmo? Como tomar?

Leia o artigo até o final e você vai entender tudinho sobre a Glutamina!

O que é Glutamina

A glutamina é um dos aminoácidos mais importantes para o nosso organismo, pois pode ser utilizada como fonte de energia por diversos tecidos, além de auxiliar no fortalecimento da parede do intestino, mantendo a microbiota saudável.

As principais funções da glutamina  são relacionadas com a tonificação da integridade das mucosas intestinais e o auxílio à recuperação muscular.

A glutamina é um aminoácido que está presente em grandes quantidades no organismo,  sendo conhecido como um imunonutriente, pois participa na produção de antioxidantes e na manutenção das funções das células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

Ela pode ser encontrada em diversos alimentos, como carnes, peixes, ovos, leguminosas e alguns vegetais. Além disso, a glutamina pode ser encontrada em maiores concentrações, na forma de suplemento nutricional, em cápsulas ou em pó, sendo normalmente comercializada em lojas de suplementos alimentares.

Conheça os benefícios da Glutamina para seu organismo

glutamina 1 - Glutamina - conheça esse aminoácido essencial para sua saúde

  • Proteção contra doenças e bactérias

A L-glutamina é a maior fonte de energia para as células de proteção da mucosa intestinal, que atua como uma “parede protetora” para dificultar a passagem de vírus e bactérias para o organismo.

  • Melhora o funcionamento do intestino

     Isso promove o equilíbrio da microbiota intestinal e ajuda a prevenir e combater problemas como prisão de ventre, diarreia ou câncer de intestino.

    Além disso, por fortalecer as bactérias benéficas no intestino, a glutamina também auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como colite ou Crohn. 

      • Potencialização do sistema imunológico

Além de servir como fonte de energia para as células de defesa do organismo como os linfócitos, a glutamina possui ação anti-            inflamatória e antioxidante.

Por ser antioxidante, também ajuda a prevenir doenças cardíacas, como infarto por exemplo.

     • Potente ação antioxidante

A glutamina favorece a síntese de glutationa, o mais potente antioxidante do organismo. Sendo a glutationa uma dos principais            componentes atuantes no combate aos radicais livres, a glutamina é benéfica para diminuir o estresse oxidativo causado por situações          de estresse grave, infecções, lesões e envelhecimento.

Ela é o principal aminoácido que participa da produção de glutationa no organismo, um antioxidante que combate os radicais livres,       prevenindo o surgimento de alguns tipos de câncer.

   • Melhora da prática de exercícios físicos

A glutamina evita que o organismo queime massa muscular para gerar energia durante os treinos, pois auxilia no aumento da reserva de glicogênio muscular. Além disso, a glutamina pode auxiliar na redução da fadiga muscular.

  • Equilíbrio do PH sanguíneo

Para que os órgãos funcionem corretamente, o pH sanguíneo precisa estar equilibrado. A glutamina auxilia a manter os níveis ideais de PH, contribuindo com a eliminação da carga ácida presente no organismo através da urina.

Melhores fontes de Glutamina

Alimentos

Os principais alimentos ricos em glutamina incluem:

  • Laticínios, como leites, queijos e iogurtes;
  • Carne bovina;
  • Peixes, como salmão, tilápia, haddock, arenque, anchova ou linguado;
  • Ovos;
  • Leguminosas, como soja, grão de bico, lentilha ou feijão;

Além disso, outros alimentos de origem vegetal, como arroz, milho, espinafre e beterraba são opções interessantes para incluir na dieta, pois possuem boas quantidades de glutamina.

Suplementos

Os suplementos de glutamina normalmente são encontrados na forma de aminoácido livre, que é chamada de L-glutamina, e a quantidade diária recomendada varia de acordo com as necessidades nutricionais e a prática de atividades físicas.

No entanto, a recomendação indicada é entre 8 a 15 gramas diárias, dividida em 2 a 3 vezes ao longo do dia, juntamente com água ou suco de frutas, podendo ser consumida antes do treino ou antes de dormir.

É importante lembrar que a ingestão de altas quantidades de suplementos de aminoácidos, como a glutamina, pode causar insuficiência renal e, por isso, só devem ser consumidos com a orientação de um profissional.

pinit fg en rect red 28 - Glutamina - conheça esse aminoácido essencial para sua saúde

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *