Você sabe o que é Ayurveda?
Talvez você ainda nem tenha ouvido falar sobre essa medicina indiana de mais de 2.500 mil anos…
A ayurveda é então, uma filosofia de vida, e uma medicina muito inteligente e atual (apesar de milenar) que visa o cuidado com o corpo, a mente e o espírito, em busca do bem-estar do ser humano.
Ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia.
Para o que é ayurveda, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios.
Porque o foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, ou encontrar formas de curar sintomas. A ideia é olhar o ser como um todo, e buscar as causas de qualquer desequilíbrio. Assim, reestabelecer esse equilíbrio de uma maneira mais natural e simples, com métodos geralmente bem caseiros.
O que é Ayurveda
É uma ciência que une filosofia e medicina que busca um equilíbrio entre o corpo físico, mental e espiritual.
A história da medicina ayurvédica vem da civilização do Vale do Indo, na Índia, onde estavam as primeiras referências ao que seria a base do ayurveda. Conhecimentos dessa época se somaram à tradição oral dos Vedas – as escrituras sagradas.
De acordo com as escrituras, grandes iogues da época, compilaram conhecimentos e organizaram de uma maneira que esse conhecimento pudesse fazer parte da cura e prevenção de doenças da população na época.
Conceitos da filosofia Ayurveda
Segundo o livro dos Vedas existe um Deus onipotente e onipresente, que para se manifestar em toda sua potência, precisa experimentar todos os estados possíveis – espirituais e também materiais.
Deus, no Universo vive na forma de:
Shiva
Energia masculina – transformadora, que une todas as coisas em um ponto só. É o movimento de contração, quando não há mais para onde expandir, explode e se contrai.
Shakti
Energia feminina – tudo é perfeito como é, tem sua razão de existir. É o movimento de expansão. Ação.
Como Shakti, temos o planeta Terra, os animais, os homens, as plantas e como Shiva temos o movimento, o resultado de todos esses seres.
Nashwara
É o meio em que vivemos, que precisa de regras para seguir em harmonia na sua evolução. É o equilibrio entre Shiva e Shakti.
Dentro de Nashwara temos:
Mahat: intelecto superior (inteligência celestial)
Budddhi: todo ser é iluminado, mas está em processo de evolução. Suas ações podem gerar Dharma ou Karma.
Hamkar: ego, individualidade.
Trigunas: São as três formas de vibração.
Trigunas
Entre as três formas de vibração de tudo o que existe estão:
Sativa
É o universo subjetivo, o equilíbrio e ritmo. Vira um cristal puro, lapidado, joia rara. É o estado de consciência de si e sabedoria.
Rajas
É o movimento, a agitação. A forma de vibração que ajuda a lapidar o cristal.
Tamas
É o universo objetivo. A inércia. A matéria. A pedra bruta.
Dentro de tamas temos os 5 elementos da natureza- Éter, ar, fogo, água e terra.
Esses elementos formam tudo o que existe na matéria. A natureza, os animais, os alimentos, eu e você.
Porque somos feitos de éter, ar, fogo, água, e terra. Mas como estamos em evolução, ainda somos seres com desequilíbrios por natureza. Esses desequilíbrios muitas vezes se agravam e alteram esses elementos na nossa constituição.
São os chamados DOSHAS.
O que é Ayurveda e os Doshas
Os 3 doshas são considerados “aquilo que adoece”. São desequilíbrios que afetam nosso corpo físico, mental e emocional. Entre os doshas estão:
Vata (Espaço+Ar)
Dosha ligado ao éter e ao ar. Refere-se ao movimento, secura, leveza.
Em equilíbrio eleva a criatividade. Quando o vata está agravado traz muita ansiedade e secura.
São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.
Pitta (Fogo+Água)
Está ligado ao metabolismo e transformação. Energia do fogo e da água. Traz calor e umidade.
Quando pitta está equilibrado, leva à inteligência e bom raciocínio. O agravamento de pitta traz muito estresse e nervosismo.
Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.
Kapha (Terra+Água)
Energia da água e da terra. Nutritiva, densa e estável. Umidade e frieza.
O equilíbrio de kapha ajuda na memória e afetividade. O excesso de kapha traz letargia, estagnação e muitas vezes sobrepeso.
Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado.
A Ayurveda na prática
Alimentação ayurvédica
Recomenda-se ingerir alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo: pessoas pitta, por exemplo, precisam maneirar nos sabores picantes, que acentuam o fogo.
Terapias
Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.
Plantas medicinais
A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Pode-se usar chás, tinturas, extratos, xaropes, pós e cápsulas.
Massagem
São várias as técnicas. De um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluidos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Podem ser feitas com óleo (bastante!) ou pó de ervas.
Purificações
Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.
Agni – conheça o Fogo Digestivo
O agni é considerado o fogo digestivo segunda a ayurveda.
Por isso a digestão nessa filosofia é muito importante, aliás é o centro de tudo. Porque o que você come pode virar nutrientes ou toxinas – e isso depende do seu fogo digestivo.
Se você tem pouco agni sua digestão não vai ser legal e vai gerar AMA (toxinas).
O poder do agni vai ajudar a digerir e criar os tecidos do corpo (que segundo a ayurveda são os 7 dathus).
O que o corpo não precisa, o agni ajuda a eliminar através das fezes, urina e suor.
Se o vata estiver em desequilíbrio a pessoa gera ama que causa ressecamento e leveza.
Já se o pitta estiver agravado essa ama causa acidez, estresse oxidativo e inflamação.
Quando o kapha está desequilibrado a ama causa peso, letargia e obesidade.
A Ioga e a Ayurveda
Ioga e ayurveda caminham juntas – ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável, fundamental para o bem estar e equilíbrio do Ser.
Gostou do artigo?
Que tal conhecer o curso ” As 4 Estações” – Saúde Integral o ano todo
Be the first to reply