Se você nunca ouviu falar sobre o chá de mulungu, não pode mais perder tempo, porque essa planta medicinal possui diversos benefícios para a saúde.
O mulungu é uma planta nativa do Brasil e também possui outros nomes populares como canivete, bico de papagaio e corticeira. Seu nome científico é Erythrina mulungu.
O chá de mulungu possui efeitos calmantes. Além disso suas propriedades ajudam em problemas como ansiedade, estresse, insônia e até em sintomas de depressão.
Conheça mais benefícios do Chá de Mulungu
Benefícios do chá de mulungu para o emocional
- Agitação intensa beirando a histeria;
- Neurose;
- Ansiedade;
- Ataques de pânico;
- Estresse pós-traumático;
- Ajuda na insônia, porque tem ação sedativa;
- Epilepsia, porque os extratos da flor do mulungu possuem ação anticonvulsivante, o que pode ajudar nas crises;
- Depressão.
Benefícios do chá de mulungu para o físico
- Protege a saúde do fígado;
- Tem ação diurética – ajuda na retenção de líquidos. Além disso, esse efeito diurético evita infecções de urina e cistite;
- Ajuda quem tem pressão alta, porque tem ação hipotensa;
- Combate tosse. É expectorante;
- Possui ação anti-inflamatória;
- Enxaqueca;
- Ajuda a aumentar a imunidade do organismo, porque entre outras coisas ele é antibacteriano;
- Pode ajudar a reduzir estados de febre;
- Melhora dores e inflamações, pois tem poderes analgésicos;
- Melhora as cólicas mentruais, aliviando os sintomas de inchaço e dores;
- É antioxidante;
- Ajuda a parar de fumar. O mulungu possui um alcaloide chamado erisodina, que traz uma propriedade narcótica que auxilia no combate ao vício do tabagismo.
Como preparar o chá de mulungu
Geralmente se usa a casca da planta que pode ser encontrada em sua forma natural, em pó ou a granel em lojas de produtos naturais. As sementes nunca devem ser utilizadas, pois são tóxicas.
É muito simples preparar o chá. Basta ferver uma xícara de água e adicionar 1 colher de sopa (ou um punhado da sua mão) do mulungu e deixar sob infusão por 5 minutos. Coe.
Por precaução, evite tomar esse chá mais que duas vezes por dia, porque ele pode baixar seu rendimento e aumentar muito a sonolência.
Se você toma algum medicamento para pressão alta, também deve consultar seu médico antes de tomar o chá, pois associado ao remédio, ele pode baixar a pressão além da conta.
Crianças menores de 5 anos, gestantes e mulheres que estão amamentando também devem evitar esse chá.
Mulungu para ajudar no seu equilíbrio
A verdade é que manter a vida em harmonia, com saúde física, mental e emocional em equilíbrio não é fácil para ninguém.
O mundo está de ponta cabeça, as pessoas estão conectadas demais ao celular, mas desconectadas com sua própria essência.
O vazio existencial de muita gente ocupa mais espaço que a profundidade dos bons relacionamentos e a verdade é que essa falta de conexão e autoconhecimento vem aumentando drasticamente os casos de depressão, transtornos absurdos de ansiedade e estresse.
Acontece que a solução nunca é se entupir de remédio. Porque esses medicamentos só levam a pessoa a passar a vida entre altos e baixos, criam dependência química e psicológica.
Por isso, chás e produtos naturais calmantes como o mulungu, a valeriana, a melissa, a camomila e os florais de bach são alternativas muito mais saudáveis e pode acreditar – são eficazes.
Mas nada faz milagre sozinho.
O chá de mulungu não vai resolver nenhum dos seus problemas. Ele apenas vai ajudá-la a manter a serenidade para explorar melhor os caminhos possíveis de uma determinada solução.
Se você tiver uma rotina com hábitos saudáveis, o chá de mulungu é um agente extra para te ajudar nos momentos com mais ansiedade. Afinal, somos humanas, e por mais espiritualizadas que tentamos ser, ainda existem momentos que só queremos jogar a panela na cabeça de alguém, não é mesmo?
E tudo bem, porque você está no seu processo de aprendizagem, autoconhecimento e conexão.
Portanto, é normal ficar ansiosa, estressada e com TPM.
Nessas horas, o chá de mulungu pode te ajudar a trazer a calma e o conforto que tanto precisa.
Be the first to reply