Você quer ganhar mais saúde, disposição e ainda de quebra perder uns quilinhos extras? Conheça então todos os benefícios do jejum intermitente.
O que é o Jejum Intermitente
O jejum intermitente é o hábito de ficar um período entre 12 a 24 horas sem se alimentar, alguns dias da semana.
Por exemplo, se você janta às 19:00 hrs, ficaria sem comer até no mínimo as 7:00 do dia seguinte.
Os benefícios do Jejum Intermitente
Pensa comigo.
Há dez mil anos atrás, o homem tinha geladeira e fogão para comer 5, 6 ou mais refeições por dia? Ele comia de 3 em 3 horas e passava boa parte do tempo sentado?
Nãoooo!
O homem precisa caçar sua alimentação, e precisava andar muito para isso, ou seja, ele se exercitava mais, comia menos e comia alimentos de verdade.
Você acha que os homens daquela época sofriam com os males de hoje, como obesidade, hirpertensão, diabetes, entre tantos outros problemas?
Nosso organismo, nosso código genético é exatamente o mesmo daqueles homens de dez mil anos atrás.
O corpo humano não mudou, mas a maneira como lidamos com a comida sim, e infelizmente para pior.
Porque com o avanço da tecnologia, e a revolução industrial, hoje o que mais se come são produtos alimentícios industrializados, ricos em gorduras saturadas, açúcar e farinha branca – todos super inflamatórios para o corpo.
E quando você come sem parar, sem dar um tempo de descanso para o organismo se reequilibrar, ele não consegue processar e metabolizar tanta comida inflamatória.
A consequência é intoxicação e oxidação celular e processos inflamatórios que geram diversos problemas e doenças.
No jejum intermitente, não há restrição exata de alimentos, mas na minha humilde opinião, não adianta nada ficar horas sem comer, para depois se entupir de junk food.
A ideia é promover uma alimentação mais saudável e equilibrada, junto com vários outros bons hábitos de vida. Esse equilíbrio resulta em uma harmonia integrada com um corpo mais bonito, mais saudável e uma mente mais focada e ativa.
Como funciona o jejum intermitente no organismo

Quando você come, a comida passa por todo o processo de digestão.
Os açúcares e carboidratos viram glicose dentro do seu corpo. Essa glicose, controlada pela insulina, entra nas células para gerar mais energia. Assim você usa esse combustível para realizar suas atividades.
O restante de glicose que não é aproveitado pelas células, fica armazenado no fígado e também nos músculos.
Com o tempo, quanto mais você come e menos queima essa glicose, ela acaba virando gordura.
Portanto, quando você come muito doce e pão por exemplo, várias vezes ao dia, todos os dias, você está fazendo mal duas vezes ao seu organismo.
A primeira é causando uma sobrecarga na produção de insulina, o que pode resultar em diabetes, por exemplo.
A segunda é que você não dá chance ao seu corpo de queimar essa gordura, aumentando as chances de sobrepeso, obesidade e problemas cardiovasculares.
No entanto, através do jejum intermitente, se você fica um período de tempo sem comer, o corpo usa a glicose para gerar a energia necessária. E sem mais comida, ele acaba finalmente usando também a gordura. Assim, você emagrece.
Nosso sistema nervoso, que também precisa de energia, quando estamos em jejum, usa corpos cetônicos para trabalhar. Isso é muito importante para ter uma mente mais ativa, focada, concentrada e com uma memória muito melhor.
Mas esses corpos cetônicos são produzidos, quando baixamos significativamente os níveis de glicose no corpo. E para isso, precisamos ficar um tempo sem comer.

Outros benefícios do jejum intermitente
- Estimula a fagocitose;
- Ajuda a promover a renovação celular;
- Combate o estresse oxidativo das células e a produção de radicais livres;
- Diminui muito inflamações no corpo (inclusive dores articulares por exemplo);
- Ajuda o intestino a descansar e fazer seu trabalho digestivo com mais “calma”;
- Como o intestino é muito responsável pela imunidade, o jejum também pode ajudar o sistema imunológico;
- Melhora a cognição;
- Diminui o risco de doenças degenerativas;
- Combate diabetes e doenças cardiovasculares.
Jejum intermitente e emagrecimento
Segundo estudos científicos, o jejum intermitente pode estar relacionado a diminuição da obesidade, melhora da resistência a insulina e inflamação, comparando com indivíduos que somente perderam peso.
Além disso, a perda de peso diminui os sintomas de asma em pacientes obesos e em alguns pacientes o jejum pode ajudar nos sintomas de artrite reumatoide.
Quem pode fazer?
Pessoas adultas, saudáveis podem começar a fazer o jejum de 12 horas, e ir aumentando aos poucos.
Adultos com problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, por exemplo, podem e devem fazer, mas sempre com a indicação e acompanhamento de um profissional, como médico ou nutricionista.
Sempre consulte um profissional antes de alterar sua dieta.




O que pode dentro do horário de jejum:
- Água
- Café sem açúcar
- Chás sem açúcar
- Shot de água morna com limão (pela manhã, ao acordar)
E aí meninas, quem topa começar uma nova rotinas, com hábitos mais saudáveis e um reequilíbrio em todo seu quadro alimentar?




Be the first to reply