entenda como funciona seu ciclo menstrual

Entenda melhor o seu ciclo menstrual

Posso te afirmar com toda a certeza que uma das coisas que mais pode te oferecer poder pessoal é conhecer o seu próprio corpo. E isso inclui seu ciclo menstrual.

Porque é ele que faz toda a diferença no corpo feminino, afinal, os hormônios são os principais comandantes do nosso metabolismo.

Para ter saúde e viver bem com nossas fases, precisamos entender que precisamos conhecer e respeitar nosso ciclo.

Você precisa se conectar com teu corpo.

Por isso, é fundamental praticar não só o autoconhecimento no sentido espiritual. Mas também o autoconhecimento do próprio corpo e como o seu ciclo menstrual interfere nas fases do seu mês e da sua vida.

Entenda melhor o seu ciclo menstrual

ciclo menstrual 300x143 - Entenda melhor o seu ciclo menstrual

O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 a 30 dias, podendo variar um pouco de mulher para mulher.

Esse ciclo é dividido em 3 fases, onde ocorrem várias alterações hormonais – que interferem no seu humor, no seu sono, na sua disposição e na sua saúde em geral.

O ciclo menstrual feminino representa a fase fértil da mulher, ou seja, é o período em torno dos 12 anos (faixa de idade em que acontece a menarca – primeira menstruação), até a faixa dos 50 anos (período que em média as mulheres entram na menopausa).

As fases do ciclo menstrual

as fases do ciclo menstrual 300x300 - Entenda melhor o seu ciclo menstrual

Fase Folicular

O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, que pode durar aproximadamente de 2 a 7 dias, dependendo do metabolismo da mulher. Essa é a primeira fase do ciclo, chamada de fase folicular.

A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação e termina com a ovulação.

Tudo começa na hipófise, uma glândula localizada no cérebro. A partir do quinto dia da fase, a hipófise começa a produzir o hormônio folículo-estimulante- o FSH.

Ele estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos.

É o FSH que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios sexuais pelos testículos e ovários. É também esse hormônio que leva os ovários a amadurecer os óvulos.

Nesse período da fase folicular, o ovário começa a liberar maiores quantidades de estrogênio, outro hormônio super importante.

As principais funções do estrogênio são:

  • Estimula o crescimento do endométrio do útero preparando esse revestimento para a fertilização;
  • Regula a distribuição de gordura no corpo, contribuindo para as formas corporais femininas, como por exemplo da região do quadril;
  • Desenvolvimento mamário;
  • Crescimento de pelos pubianos;
  • Estimula o desenvolvimento dos pequenos e grandes lábios da vulva.

Mais ou menos no décimo segundo dia do ciclo, nós temos um pico na produção de estrogênio. É quando acontece o começo do processo da ovulação.

Fase ovulatória

utero 300x225 - Entenda melhor o seu ciclo menstrualNa fase ovulatória, quando os níveis de estrogênio ainda estão aumentando, a hipófise produz outro hormônio importante para o ciclo feminino – o Hormônio Luteinizante (LH).

O LH é responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário, que é quando ocorre a ovulação, geralmente, por volta do dia 14 do ciclo.

Depois de liberado, o óvulo viaja pelas trompas até chegar ao útero.  Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário e, por isso, se entrar em contato com espermatozoides, pode ser fecundado.

Você sabia que os espermatozoides podem durar até 5 dias dentro do seu corpo? Por isso, é possível engravidar mesmo se você teve relação sexual bem antes da ovulação.

No período na ovulação, outro hormônio é produzido – a testosterona.

É a testosterona que ajuda a aumentar nossa libido, ela ajuda a mulher a ter maior desejo sexual, justamente porque a natureza do corpo é gerar vida a cada ovulação.

A testosterona prepara a mulher para esse acontecimento.

Embora o organismo feminino tenha uma concentração de 10 a 30 vezes menor de testosterona do que o organismo masculino, sua produção e importância é muito grande para a mulher.

As funções da testosterona no corpo feminino

A testosterona é produzida pelos ovários e pelas glândulas suprarrenais no corpo da mulher.

Algumas das funções que dependem do equilíbrio da testosterona são:

  • A libido;
  • O ganho de massa muscular diante da atividade física;
  • Aumento da massa óssea;
  • Manutenção da saúde do coração;
  • Energia e disposição.

Quando você está equilibrada fisicamente, os níveis de estrogênio, testosterona e progesterona precisam estar em harmonia, e isso se reflete na sua vitalidade e saúde.

Os baixos níveis de testosterona no organismo podem causar:

  • Baixa libido;
  • Sensação de apatia, com menos energia para as atividades habituais;
  • Fraqueza, preguiça, dificuldade nas tarefas diárias;
  • Falta de decisão e iniciativa;
  • Perda e/ou dificuldade de ganho de massa muscular (menor tônus muscular);
  •  Ganho de gordura;
  •  Perda de massa óssea.

Fase lútea

Depois do décimo quarto dia da menstruação, os níveis de estrôgenio começam a cair.

Nos últimos dias do ciclo, os níveis de progesterona começam a subir. O corpo continua preparando o útero para uma possível gravidez.

Então, a partir do vigésimo dia do ciclo, a produção de estrogênio volta a subir. Por isso é importante manter os níveis desses hormônios equilibrados.

Sabia que quanto menos progesterona seu corpo produz, mais dores e desconfortos você vai sentir na TPM? Um exemplo é a dor nos seios, o inchaço e as alterações de humor.

Portanto, nessa fase lútea, você vai literalmente “pagar” o preço se seus hábitos não tiverem sido saudáveis.

No caso da fecundação não acontecer, os níveis de estrogênio e progesterona vão diminuindo, até que o revestimento do útro seja eliminado.

É quando acontece a menstruação novamente e todo o ciclo se reinicia.

Mas se o óvulo for fecundado, ele fica grudado nas paredes do útero e o organismo produz um outro hormônio, o HCG, que mantém a produção de estrogênio e progesterona em níveis elevados, para formar a placenta.

Os perigos do anticoncepcional

anticoncepcional 300x169 - Entenda melhor o seu ciclo menstrual

Quando você faz uso do anticoncepcional, seu corpo não ovula. Por isso, não existe a produção nos níveis corretos de progesterona.

Sem a produção de progesterona, podem surgir diversas doenças como cistos nas mamas ou nos ovários, mioma e endometriose.

O anticoncepcional também pode diminuir os níveis de testosterona, causando os desequilíbrios citados anteriormente.

Leia mais sobre os perigos do anticoncepcional.

Inimigos da saúde da mulher

os inimigos da saude da mulher 300x203 - Entenda melhor o seu ciclo menstrual

  • Estresse
  • Má qualidade de sono
  • Má alimentação
  • Uso de anticoncepcional
  • Baixos níveis de vitaminas e minerais (como a vitamina D por exemplo).

Isso tudo influencia no ciclo menstrual, porque esses fatores vão determinar a produção de cortisol e DHEA, através da glândula adrenal.

O cortisol é necessário para a atividade do metabolismo. Mas devido ao excesso desses fatores citados esse cortisol acaba virando  cortisona no fígado.

O DHEA é protetor contra os níveis de cortisol. Mas quando estamos muito estressadas o DHEA diminui e o cortisol aumenta.

Quando o DHEA diminui, os níveis de testosterona, ficam muito baixos.

O cortisol é um “matador” das proteínas do colágeno. Isso interfere diretamente no envelhecimento precoce. Viu como está tudo ligado?

As fases do ciclo menstrual e as fases da lua

sagrado feminino 300x300 - Entenda melhor o seu ciclo menstrual

Você já entendeu sobre o processo físico do seu corpo, não é mesmo? Agora vamos falar um pouquinho sobre o processo metafísico.

Porque seu corpo, está energéticamente ligado às fases da lua, você sabia?

Temos os ciclos chamados de lua interna, que é a denominação de cada fase e também os ciclos da lua externa, que é quando sua fase interna coincide com a fase da lua real (quando você se conhece, esse processo pode ser mágico!)

Primeira fase do ciclo – Lua Nova

O primeiro dia da menstruação corresponde ao ciclo da lua nova interna.

Teu corpo é teu oráculo.

Porque não é só seu útero que é cíclico. Você é.

Na lua nova interna, você vive o renascimento. Teu sangue flui para contar a história de tudo o que você viveu no velho ciclo. E o que precisa ser renovado.

É um período de introspecção, de recolhimento das energias, onde sua intuição pode estar mais aflorada.

Por isso, na fase da lua nova, no começo da mentruação, é importante refletir, dar adeus ao velho, boas vindas ao que pode vir de novo, é tempo de transformar.

Enquanto seu corpo se prepara novamente para mais um ciclo, enquanto teus hormônios vão aumentando sua produção gradativamente, você também precisa se preparar para se redescobrir.

E assim, produzir mais, fazer novas histórias….

Segunda fase do ciclo – Lua Crescente

Enquanto seus níveis de estrogênio, testosterona e progesterona aumentam, sua criatividade e vitalidade também aumentam.

Na sua lua crescente interna, você se abre para o desenvolvimento e expansão – da sua consciência, da sua beleza, do seu auto-amor.

Você se sente mais disposta, tem mais energia para atividades físicas e também mais concentração.

Terceira fase do ciclo – Lua Cheia

É no ciclo interno da lua cheia que seu corpo atinge o pico de estrogênio e entra na fase da ovulação.

É a fase instintiva da mulher, onde seu desejo sexual aumenta, você se sente mais poderosa e mais conectada com energias mais sutis.

E realmente você vai estar mais charmosa, mais atrativa. Seu corpo está em plena expansão física e etérica.

É o período certo para quem quer engravidar, mas também é o melhor período para relações sociais e de trabalho. É onde você vai estar totalmente produtiva.

Quarta fase do ciclo – Lua Minguante

É a fase da TPM.

Se sua relação com você mesma e com os outros estiver boa, você sentirá menos desconfortos nessa fase. Seu corpo vai reagir com menos estresse e seus hormônios vão se manter equilibrados.

Agora, se seus hábitos forem ruins, com má alimentação, má qualidade de sono e pouca atividade física, você vai se sentir muito mais desconfortável.

Se isso acontece, na certa sua auto-estima vai estar baixa, e sua relação com as pessoas também pode sofrer.

Na lua minguante interna, você percebe que está assumindo as consequências das suas escolhas.

Porque, afinal, tudo depende de você.

E seu corpo vai ser teu oráculo. Você se recolhe, para se renovar ou para sofrer (na TPM por exemplo).

E tudo o que você fizer, durante todos os ciclos da sua vida fértil, vai se refletir quando for o momento de se recolher ao chegar a idade da menopausa.

Tudo o que você vive e faz hoje, vai se refletir no futuro.

A importância de conhecer seus ciclos lunares é conhecer sua alma. Simples assim.

E quando você conhece teus ciclos mentruais, teu corpo, você começa a conversar com ele.

Portanto vai entender quando ele estiver gritando, pedindo socorro, agradecendo…

pinit fg en rect red 28 - Entenda melhor o seu ciclo menstrual

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *