tipo de sangue influi na dieta

Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

A dieta do tipo sanguíneo é um tipo de dieta desenvolvida pelo médico naturopata Peter D´Adamo. Ela foi publicada em seu livro “Eat Right 4 your type”, que significa- “Coma direito segundo o seu tipo”.

Segundo D´Adamo cada tipo sanguíneo carrega em si características peculiares, ou seja, você carrega no seu sangue toda a ancestralidade e história do seu tipo, e com isso, certas características particulares.

Nosso sangue contém contém milhares de anos de memórias genéticas.

Essas memórias são programações específicas, ou seja, cada memória ancestral é um código genético.

Cada código genético é cheio de informações sobre a história do seu povo e também da sua própria história.

O sangue é seu mapa genético de quem você é, e do que seu organismo precisa para funcionar com toda sua potencialidade e energia, porque ele é um condutor vital no seu corpo.

Portanto, seu sangue pode ser um mapa que pode resolver vários mistérios sobre saúde, longevidade, vigor, energia e disposição.

Peter D´Adamo afirma que cada tipo sanguíneo pode determinar a suscetibilidade a determinadas doenças, o tipo de alimentos que se deve comer e quais os exercícios apropriados que se deve fazer.

A Dieta do Tipo Sanguíneo

tipo de sangue influi na dieta - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

O Sangue

O Sangue é mágico, místico, alquímico.

Tem uma simbologia sagrada porque ele revela a história ancestral dos povos que foram se adaptando a mudanças de clima, micróbios, desafios ambientais e dietas, desencadeando diferentes tipos sanguíneos.

Nosso sangue também influencia no nosso nível de energia, na eficiência com que “queimamos” calorias, em nossa reação emocional ao estresse e talvez até na nossa personalidade.

Tipos Sanguíneos

Sangue tipo O – Caçador

sangue tipo o - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

O primeiro tipo de sangue existente foi o tipo O, guerreiro e caçador “Homem das cavernas”.

O tipo O tem um forte e agressivo sistema imunológico, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, capaz de destruir qualquer um, principalmente os inimigos.

Carnívoro, com aparelho digestivo bem forte, tem um metabolismo eficiente.

Reage melhor ao estresse com intensa atividade física, porque o tipo O é aquele grupo que se desenvolveu a partir do esforço, da caça.

As pessoas do tipo O precisam de proteína animal na alimentação e não se dão bem com o excesso de glúten e carboidratos.

Quem tem o tipo O também não digere com facilidade laticínios e grãos, afinal, o homem primata ainda conhecia o  trigo ou o leite!

Para perder peso, as pessoas do tipo O devem evitar pães, queijos e laticínios, grãos e feijões.

Algumas pessoas do tipo O têm a tendência de apresentar baixos níveis de hormônio da tireoide, ou seja, hipotireoidismo. Isso acontece porque o tipo O tende a não conseguir absorver níveis ideais de iodo pelo organismo, mineral importantíssimo para a produção do hormônio da tireoidiano.

Alguns sintomas de hipotireoidismo incluem ganho de peso, retenção de líquidos, perda muscular e fadiga.

O tipo O possui um nível maior de acidez estomacal, portanto, digere melhor as carnes.

Personalidade do tipo O

Toda pessoa do tipo O possui uma memória genética de força, resistência, autoconfiança, intuição e otimismo. São pessoas com capacidade de liderança.

Sangue Tipo A – Agricultor

os melhores alimentos antioxidantes 300x198 - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

O sangue tipo A surgiu do desenvolvimento do homem, que de caçador primata, descobre a agricultura. Ele começa a plantar e colher o que semeou.

Possui um sistema digestivo super sensível e um sistema imunológico tolerante.

Diferente do tipo O o sangue do tipo A se adapta muito melhor à mudanças, com diferentes condições dietéticas e ambientais.

O sangue A é menos intenso que o sangue tipo O, porque ele é descendente dos agricultores, que se esforçam, mas também tiram um tempo para descansar. Portanto ele reage melhor ao estresse com atividades mais relaxantes.

Qualquer descarga alta de adrenalina pode procovar uma grande irritabilidade e ansiedade, que podem causar estresse. Esse estresse é muito ruim, porque pode afetar bastante o sistema imunológico do tipo A.

Se você é do tipo A, precisa colocar na sua rotina uma dieta mais vegetariana, com muitos legumes e verduras e pouca ou nenhuma proteína animal. Desse forma, consegue perder peso mais rápido e manter o organismo mais equilibrado.

Um aspecto positivo da sua herança genética, é que você pode usar o melhor que a natureza oferece para sua alimentação.

Se você come carne vermelha em excesso, seu sangue tipo A pode apresentar queda brusca de energia e má digestão.

Além disso, as pessoas do tipo A, armazenam a carne como gordura. Os laticínios também são de difícil digestão.

Mantenha distância dos embutidos e carnes processadas, como presunto, salame, calabresa, etc. Porque essas comidas possuem nitritos que podem provocar câncer de estômago em pessoas com pouca acidez estomacal – uma característica das de tipo A.

Além de comer grãos e verduras saudáveis, pobres em gordura, as pessoas do tipo A devem dar preferência a certos alimentos por seus efeitos benéficos e medicinais.

Personalidade do tipo A

As pessoas do tipo A geralmente estão mais acostumadas a viver em grandes centros urbanos, e possuem grande facilidade de se adaptar a mudanças.

Os primeiros indivíduos do tipo A tinham que ser inteligentes, sensíveis, apaixonados e muito espertos para enfrentar os desafios de uma vida complexa.

Se você é do tipo A, pode ter tendência para ansiedade e precisa de auto-controle para não “explodir”.

Se deixar, você pode se tornar bastante sedentária, o que é um grande problema para a saúde, já que todos precisam de exercícios físicos.

Portanto procure unir o útil ao agradável e faça exercícios como ioga, pilates, tai chi chuan, que são ótimos para o corpo e para a mente. A meditação também é sempre muito bem vinda.

Sangue tipo B – Viajantes

sangue tipo b 300x201 - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

O sangue tipo B é um refinamento sofisticado do caminho da evolução. Pessoas desse tipo sanguíneo possuem características camaleônicas, ou seja, pois foram surgindo da adaptação para reunir povos e culturas divergentes.

Essa sofisticação fica evidente em suas características, porque pessoas do tipo B são mais equilibradas, possuem um sistema imunológico forte e um sistema digestivo bem tolerante.

As pessoas tipo B, diferentes das de tipo A, reagem ao estresse com mais leveza e criatividade.

Em geral, os resistentes e alertas indivíduos do tipo B, são capazes de resistir a muitas doenças, como o câncer por exemplo e mesmo se contraem alguma doença, possuem maior facilidade para cura.

A dieta do tipo B é mais variada, já que ele aproveita muito bem alimentos do reino vegetal e animal, ou seja, pode comer carnes, laticínios, leite, etc.

Para as pessoas do tipo B, o maior fator para aumento de peso são milho, trigo sarraceno e lentilhas.

Cada um desses alimentos possuem uma lecitina diferente, mas todas afetam a eficácia do processo metabólico, provocando fadiga, retenção de líquidos e hipoglicemia.

Certos alimentos provocam queda de açúcar no sangue – especialmente no organismo do tipo B.

O glúten também não faz bem para esse tipo sanguíneo, porque a lecitina do glúten contribui para os problemas causados por outros alimentos, deixando o metabolismo muito mais lento.

Quando o alimento não é bem digerido, e queimado como combustível, ele é armazenado em forma de gordura.

O frango também não faz muito bem, porque produz uma lecitina aglutinante no tecido muscular do tipo B. Portanto se você é do tipo B, evite comer muito frango.

Os organismos do tipo B se dão bem com atividades moderadas que envolvam outras pessoas, como jogos, andar de bicicleta, tênis e aulas aeróbicas.

Personalidade do tipo B

São pessoas flexíveis, amáveis, gostam de viver em harmonia com os outros, são muito empáticos.

Sangue tipo AB

missô 300x200 - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

Fusão recente do tipo A e B, o tipo AB de adapta facilmente a mudanças de ambiente e de dieta.

Pessoas do tipo AB possuem o sistema imunológico bastante tolerante e também reagem ao estresse de maneira mais “espiritualizada”, por serem uma evolução e desenvolvimento dos outros dois tipos sanguíneos.

 

Esse tipo de sangue tem menos de dois mil anos de existência, é raro (no máximo 5% da população possui) e biologicamente complexo.

Vários antígenos fazem com que o sangue AB às vezes seja semelhante ao A, às vezes ao tipo B e algumas vezes uma fusão de ambos.

As pessoas do tipo AB geralmente são mais fortes e mais ativas que o tipo A, que são mais sedentárias.

Se você é do tipo AB, pode fazer algumas atividades aeróbicas, mas também precisa de exercícios que trazem relaxamento, como a ioga.

Personalidade AB

Uma pessoa AB tem a sensibilidade e inteligência do tipo A e o equilíbrio do tipo B.

Geralmente possuem uma natureza espiritual elevada, são cativantes e estimulantes.

dieta 213x300 - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

Compre agora!

A dieta do Tipo Sanguíneo

Para cada tipo sanguíneo (tipo A, B, O e AB), foram considerados e divididos os alimentos da seguinte maneira:

Benéficos

– Alimentos que evitam e curam doenças.

Nocivos

– Alimentos que podem agravar doenças,

Neutros

– Não trazem, nem curam doenças.

Para entender como um alimento pode ser nocivo para seu organismo, primeiro você precisa entender o que são antígenos e anticorpos.

Antígenos

Quando algum agente externo (vírus, bactérias, fungos…) penetra em nosso corpo, células de reconhecimento desencadeiam uma resposta de defesa, chamada de resposta imune.

Portanto, antígeno é toda substância estranha ao seu organismo, que desencadeia a produção de anticorpos.

Anticorpos

Os anticorpos são proteínas, as imunoglobulinas, que tem a função de garantir a defesa do organismo.

Antígeno e Anticorpos

O funcionamento do sistema imunológico baseia-se nas relações antígeno e anticorpo.

Cada tipo básico do sistema sanguíneo ABO produz um antígeno que é característico do seu tipo sanguíneo, e assim, produz um anticorpo contra outros tipos de sangue.

O sangue tipo O não possui antígenos (por isso são doadores universais) e produz anticorpos contra os sangues tipo A e B.

Já o sangue tipo A, produz o antígeno A e os anticorpos contra o sangue do tipo B.

O sangue B produz antígeno B e produz anticorpos contra o sangue A, enquanto o tipo AB produz antígeno AB e não produz anticorpos (por isso são receptores universais).

eat 241x300 - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

Compre agora!

Grupos Sanguíneos

Os grupos sanguíneos são constituídos por antígenos que são a expressão dos genes herdados da geração anterior.

Então, esses antígenos criam anticorpos para “atacar” qualquer substância estranha que entra no organismo.

Uma substância dessas por exemplo, é a lecitina.

A lecitina é uma proteína  importante para o organismo.

O fígado produz lecitina que será utilizada pelo sistema circulatório e pelo sistema nervoso.

Todas as células do organismo necessitam de lecitina, que é uma unidade essencial da estrutura da membrana celular.

Sendo assim, sem a lecitina, a membrana celular ficaria rígida. Ela atua, ainda, na proteção das células contra a oxidação.

Mas segundo a dieta do tipo sanguíneo a lecitina pode não fazer tão bem assim para todo mundo.

Nas plantas, a lectina funciona como uma reserva de nutrientes e de transporte e fixação dos carboidratos. Além disso, é usada como uma arma defensiva contra ataques de patógenos e predadores, como bactérias, fungos e insetos.

No ser humano, no entanto, ela não possui a mesmas funções.

Em alguns organismos, de determinados grupos sanguíneos, as lecitinas presentes em determinados alimentos podem provocar uma aglutinação no sague.

Essa aglutinação pode ser muito prejudicial, porque os glóbulos vermelhos se aglomeram, formando coágulos irreversíveis.

Sempre acontece uma reação química entre nosso sangue e o alimento que comemos e isso é comprovado através da lecitina.

As variadas proteínas de lecitinas , encontradas em diversos alimentos, podem causar essa aglutinação que o sangue.

Essa aglutinação dos glóbulos vermelhos podem obstruir e danificar diversos tecidos importantes do organismo.

O trigo, por exemplo e o glúten são perigosos justamentes por determinadas lecitinas que podem ter um papel importante em processos inflamatórios graves.

Resumindo, quando se ingere determinados alimentos que contém lecitinas protéicas incompatíveis com o antígeno do seu tipo de sangue, as lecitinas atingem um órgão ou sistema e começam a aglutinar células sanguíneas nessa área.

Muitas lecitinas dos alimentos tem características que são bastante semelhantes ao antígeno de um determinado tipo de sangue.

Portanto, ao comer um alimento com lecitina incompatível ao seu tipo sanguíneo, as lecitinas aglutinam e atingem algum órgão ou sistema corporal (rim, fígado, cérebro, estômago, etc), reagindo no sistema antígeno/anticorpo, acionando uma verdadeira guerra metabólica.

Isso pode causar mal estar, digestão difícil, prisão de ventre, gazes, indisposição, inchaço, problemas de estômago, aumento de peso e várias doenças, inclusive na pele, pois a saúde dos intestinos reflete na qualidade da pele.

Dessa forma, podemos dizer que para cada tipo sanguíneo existem alimentos que são considerados veneno, outros alimentos são neutros e ainda outros são como remédios!

Quer saber o cardápio completo para seu tipo de sangue, com sugestão de alimentos super benéficos, neutros e também de retirada de alimentos tóxicos para você?

Entre em contato comigo e terei o maior prazer em te ajudar!

Saiba mais sobre mim aqui!

pinit fg en rect red 28 - Você conhece a dieta do tipo sanguíneo?

Siga-me 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *